Ressecamento vaginal – O que é e como tratar?

A saúde da mulher é um tema que requer sempre atenção. Em cada etapa da vida, nosso corpo apresenta alterações hormonais que comprometem nosso bem estar. E uma das reclamações da ala feminina com relação à saúde íntima é o Ressecamento vaginal causado pelo afinamento do tecido e redução da lubrificação. É comum aparecer imediatamente após o parto ou durante a amamentação. Isso ocorre devido à diminuição do estrógeno, hormônio que ajuda a manter os tecidos da vagina lubrificados e saudáveis.

A vaginite atrófica surge, principalmente, após menopausa onde os níveis de estrógeno caem significantemente. Menos estrógeno, menos o revestimento vaginal produz o fluido lubrificante que torna a relação sexual mais confortável, além de ajudar na redução da irritação. Dentre os problemas que essa condição pode determinar, destacamos a menor qualidade de vida sexual, pois a relação sexual se torna dolorosa e desconfortável, pois o afinamento ou encolhimento do tecido vaginal provoca ressecamento e inflamação. Além disso, a mulher pode apresenta dificuldade para alcançar o orgasmo, o que pode gerar desconforto com o parceiro e, consequentemente, diminuição no desejo e satisfação sexual.

Outras condições podem levar ao ressecamento vaginal, por exemplo: mulheres que estão em tratamento para doenças neoplásicas ou endometriose, infertilidade, devido ao uso de hormônios que diminuem os níveis de estrógeno, além de tratamentos com radiação na região pélvica.

Durante a consulta ginecológico, o médico pode diagnosticar o ressecamento vaginal já pela anamnese e comprovação pelo exame ginecológico de rotina. A sensação de ardência e desconforto ligados ao ressecamento vaginal podem ter outras causas que deverão ser descartadas durante exame clínico.

O tratamento deve ser prescrito pelo ginecologista, inclui estrogênio tópico, terapia hormonal sistêmica, hidratante e lubrificantes vaginais e, recentemente, o laser para rejuvenescimento vaginal. O conselho é que você não se acomode com a situação e deixe de procurar ajuda para melhorar sua qualidade de vida.

Comentários