Infecção urinária na gravidez

É normal ter pelo menos 1 episódio de infecção urinária durante a gravidez, pois as alterações que ocorrem no organismo da mulher durante esse período favorecem o aparecimento de infecções no trato urinário. Esse problema pode não apresentar sintomas, por isso a mulher deve estar atenta a pequenas alterações, como urgência em urinar e desconforto ao urinar.

Sintomas da infecção urinária na gravidez
• Aumento da frequência em urinar;
• Urina turva;
• Urgência em urinar;
• Dor/ardor ao urinar;
• Vestígios de sangue ao urinar.

Cuidado!
O aumento da infecção pode provocar uma infecção generalizada no corpo, o que pode levar à morte.

Diagnóstico da infecção urinária na gravidez
O diagnóstico da infecção urinária durante a gravidez é feito através de exame de urina normal. O médico deve solicitar 1 exame de urina por trimestre a fim de identificar e tratar precocemente a infecção urinária, mesmo que não existam sintomas. Além disso, a mulher também pode comprar na farmácia o teste caseiro de infecção urinária.

Tratamento para infecção urinária na gravidez
O tratamento da infecção urinária na gravidez é feito com o uso de antibióticos, como a cefalexina, por um período de 7 a 14 dias, e é importante beber bastante água, não segurar o xixi e esvaziar a bexiga completamente cada vez que for urinar. Se a infecção for nos rins, normalmente a mulher precisa ser hospitalizada para tomar antibióticos pela veia.

Comentários