A importância do Pré-Natal

O acompanhamento pré-natal é uma das maiores provas de amor que uma mãe pode dar ao filho quando ele ainda está na sua barriga. Afinal, é através desse seguimento periódico que a mulher pode cuidar de sua saúde e do bem-estar do bebê, evitando diversas doenças e complicações que podem trazer inclusive o parto prematuro e o aborto.
E exames de sangue no pré-natal?

No início do pré natal, o médico deve pedir vários exames de sangue de rotina, baseado em protocolos da Organização Mundial de Saúde e outros específicos de acordo com antecedentes e história de cada gestante.
O médico também pode pedir a dosagem do beta-hCG e progesterona, hormônios produzido na gravidez e essenciais para seu desenvolvimento.

Durante o pré-natal, as gestantes também recebem orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a importância de se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas. É importante que se faça o monitoramento do peso da mãe, para que ela não ganhe peso além do necessário, possa corrigir algum desvio na curva de ganho de peso em tempo. No pré-natal é importante que a gestante faça a reposição de vitaminas, sendo o ácido fólico recomendado nas primeiras semanas de gravidez, pois ele ajuda a prevenir defeitos no fechamento do tubo neural (na coluninha do bebê). Após 12 semanas passa a ser necessário suplementar ferro, eventualmente ômega 3 e iodo.

Como vimos, o pré-natal é de extrema importância para as futuras mamães, pois é através dele que alterações são detectadas e tratadas a tempo, evitando-se, assim, problemas para a saúde da mãe e do bebê.

É também durante o pré natal que a gestante tem a oportunidade de conversar com um especialista de confiança sobre seu bem estar, dúvidas, anseios e até sobre o parto. Há muito o que se conversar e esclarecer sobre o parto. Nessa fase de 9 meses a paciente tb tem a oportunidade de “curtir” o bebê nos ultra-sons, tranquilizar-de com a saúde da criança que está gerando.

O pré-natal é um período mágico, muito gratificante para a gestante, a família, para nós obstetras e profissionais de saúde voltados a ela.

Comentários