4 Dicas para evitar a Infecção Urinária

Infecção urinária é mais comum do que você imagina. Você já sentiu aquela dorzinha chata acompanhada de ardência ao ir ao banheiro? Isso pode ser sinal da doença que atinge mais de 50% das mulheres. O problema consiste na presença de bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga, causando infecção.

Algumas situações podem aumentar as chances de a mulher ter uma infecção urinária como, diabetes, gravidez, retenção urinária, falta de higiene, obstipação intestinal, relação sexual sem preservativo, entre outros. Uma flora vaginal, com PH ácido, protege a região de bactérias, porém, se há algum desequilíbrio, a mulher fica susceptível a doenças ginecológicas, corrimentos e infecção urinária.

Alguns hábitos podem afastar a doença, confira as principais recomendações quando o assunto é prevenir a infecção urinária.

  1. Banhos e higiene – Durante o período menstrual, é importante trocar o absorvente a cada 4 horas. Durante o banho, não utilize nenhum produto que contenha perfumes na área genital e evite os óleos de banho.
  2. Roupas – Evite usar calças muito apertadas, use calcinha de algodão e troque-as pelo menos, uma vez por dia.
  3. Relação Sexual – Esvaziar a bexiga o quanto antes depois da relação sexual para evitar a proliferação de bactérias.
  4. Alimentação –Beba bastante líquido, de dois a quatro litros por dia, consuma sucos naturais e evite tomar álcool ou cafeína em excesso, esses líquidos podem irritar a bexiga.

Comentários